segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012
Governo Estadual Inaugura Centro Hiperdia em Santa Luzia MG
Santa Luzia acaba de ganhar o Hiperdia, um local composto por uma equipe multiprofissional que têm como objetivo, o atendimento integral na melhoria da qualidade de vida de pacientes hipertensos e diabéticos graves, buscando a prevenção e a redução da mortalidade. O Hiperdia Camilo Teixeira da Costa, integrado ao Centro Viva Vida do município, conta com 11 consultórios e ainda um posto de enfermagem, uma sala de curativos e uma sala de espera com profissionais na área de Cardiologia, Endocrinologia, Psicologia, além de nutricionistas, assistentes sociais, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
O Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, afirmou durante o discurso que a homenagem feita ao Jornalista Camilo Teixeira da Costa é justa e que uma comunidade para projetar o futuro, precisa preservar o passado. “Como uma cidade relevante da RMBH, o ‘cardápio’ da saúde do município está repleto de novidades. Teremos ao longo de 2012 ainda muitas agendas aqui em Santa Luzia, como por exemplo, a construção das UPA´s, a rede de urgência e emergência e o aprimoramento do SAMU”. O secretário de Estado também parabenizou o prefeito Gilberto Dorneles pela gestão atuante na área. “Quero dar aqui o meu testemunho de uma forte gestão na área de saúde. O prefeito é médico, contudo, não garante avanços na saúde não. Eu também sou médico e nem e sempre a questão da saúde avança pelos médicos. No entanto, aqui felizmente, nós temos um prefeito que é médico e um médico que entende de gestão de saúde. E por isso as coisas estão avançando”, disse.
Na solenidade, o prefeito de Santa Luzia Gilberto Dorneles afirmou que é um orgulho e alegria inaugurar não só o maior, mas um dos melhores Hiperdia do Estado e que está como prefeito para melhorar a saúde do município. “Nós ainda temos que avançar muito na saúde. Estamos em fase de construção de duas UPA´s, sendo uma na Sede e outra no distrito. Já conseguimos via Governo do Estado, o tão sonhado CTI para Santa Luzia. Só na rede de urgência e emergência, nós vamos aplicar cerca de R$ 4,6 milhões. Também estamos investindo muito na Odontologia”, garantiu o prefeito.
Durante a inauguração, o Secretário municipal de Saúde, José Eduardo Madureira de Oliveira disse que o serviço de saúde do município passa por transformações profundas e busca cada vez mais ofertar qualidade e quantidade de serviços para o cidadão luziense. “A atenção básica a partir de agora conta com um suporte inestimável aos problemas que enfrentam na assistência ao cidadão luziense. Com esta unidade, aqueles casos que necessitam de atendimento especializado passam a ter uma referencia correta e segura”, afirmou o secretário.
Os filhos do jornalista Camilo Teixeira da Costa, Álvaro Gonçalves Teixeira da Costa, de 26 anos e Camila Gonçalves Teixeira da Costa, de 30 anos, receberam do prefeito Gilberto Dorneles uma placa de agradecimento pela concessão do nome e reputação do pai ao Hiperdia. “Estou muito feliz e esta retribuição do município por colocar o nome dele a este centro é gratificante. Meu pai fez muito por esta cidade e sempre a amou. Sou médico recém formado e reconheço que este centro de tratamento é muito importante para a população luziense”, disse. Já Camila, que é advogada, afirmou que, como filha, é uma honra perceber que a memória de seu pai está viva para a cidade. “Meu pai fez questão para que eu nascesse aqui em Santa Luzia, de tanto que ele a amou. Como ele, sou uma luziense orgulhosa de tudo o que está acontecendo aqui hoje. Agradecemos a homenagem”, felicitou.
Quem foi à inauguração gostou do que viu. “Sou hipertensa e diabética e com o tratamento aqui, vai ser bem melhor para mim. Agradeço ao prefeito Gilberto Dorneles por ter nos agraciado por mais esta obra. Ele deu um grande passo para a saúde de nossa cidade”, disse a aposentada Elza Rodrigues Santana de 60 anos, moradora do Bairro Cristina A. A aposentada Ângela Regina Silva Freitas, (60), também aprovou o Hiperdia. “O espaço é amplo e muito organizado. Faço controle do coração e com o tratamento mais perto de casa vai ser bem melhor”.
Os pacientes do Hiperdia serão atendidos mediante consultas previamente agendadas pelos profissionais da Atenção Básica. Os usuários poderão fazer ainda exames de eletrocardiograma, ecocardiograma, teste ergométrico, Holter e tratamento do pé diabético.
O Hiperdia está localizado à Avenida Raul Teixeira da Costa Sobrinho, nº 46, Bairro Camelos, anexo ao Centro Viva Vida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário